Fotografa o melhor do teu festival!

Como conseguir uma boa foto do teu concerto preferido?

Tirar uma foto num concerto é uma das imagens mais difíceis de obter. Ambientes mais escuros com luzes baixas, holofotes coloridos em todas as direções e músicos que estão em constante movimento no palco .

São vários os fatores que precisam ser considerados no momento da captura. Queres enfrentar o desafio? Segue os nossos conselhos e irás perceber que não é tão complicado como parece tirar boas fotos de concertos.

1 – Controlar a Luz

 

Conseguir aquela foto perfeita de um concerto nem sempre parece fácil. A fraca iluminação e um ambiente iluminado ao acaso por focos intensos podem complicar a busca da foto perfeita.

Então, ajusta a configuração ISO da tua câmara para pelo menos 800 ou mais, caso seja possível. Ao aumentar a sensibilidade vamos conseguir uma foto mais clara. Tenta testar as capacidades da tua camera antes de fazer a captura.

Se és iniciante no mundo da fotografia, ajusta a câmara para a configuração ISO automático para que a máquina ajuste automaticamente a sensibilidade.

Aquela derradeira pergunta: devo usar um flash? A resposta é não! Isto porque o flash afeta o acabamento, ou seja, a tua foto parece branca no primeiro plano e escura em segundo plano. Além disso, o flash geralmente é proibido em concertos.

2 – Conseguir um balanço de brancos correto

Os palcos dos concertos combinam luzes baixas com uma miríade de holofotes coloridos. Isso pode causar problemas para conseguir cores nítidas  nas fotos do concerto.

Se possível, mantém o balanço de brancos  automático.

Caso contrário, ajusta o balanço de brancos manualmente, particularmente para evitar tons vermelhos que desfavorecem os rostos dos músicos.

3 – Controlar o movimento

Capturar uma imagem sem esta ficar desfocada é um grande desafio quando se trata de fotografia de concertos. Aqui está o nosso conselho para evitar fotos desfocadas, ou arrastadas:

Usa o modo de prioridade à velocidade (Speed) da tua câmara: com uma velocidade de obturação maior, irás evitar o desfoque causado pelos movimentos do (s) músico (s) no palco.

Define o autofoco para o modo contínuo (AF-C ou AI SERVO dependendo da marca). Esta configuração permite que o foco automático encontre o alvo, mesmo que o assunto se mova (basta pressionar o botão do obturador até a metade).

Usa o modo de disparo sequência para garantir que consigas capturar os melhores momentos.

4 – Aperfeiçoar o enquadramento

Tal como acontece com todos os tipos de fotografia, deverás ter em atenção ao enquadramento. Para isso deverás aplicar a regra dos terços, fulcral para a tua foto ficar excelente. Durante um concerto, uma série de “assuntos” ocupam o palco e precisam ser levados em conta: microfones, cantores, músicos e luzes brilhantes.

Não tenhas medo de colocar deliberadamente um elemento intrusivo no primeiro plano da imagem (um suporte de microfone, por exemplo). Um ângulo pensado fora da caixa pode torná-lo interessante.

Quanto à melhor posição, vai diretamente para a linha da frente se quiseres tirar retratos do artista: os ângulos contra-picados dão uma sensação dinâmica e imersiva às tuas fotos. Por outro lado, as fotos tiradas da parte de trás da sala de concertos permitem que captures melhor o ambiente do concerto.

Outra técnica para fotos de concertos bem sucedidas é brincar com a iluminação traseira, com o brilho dos holofotes em segundo plano e o artista em primeiro plano.

5 – Fotografar em RAW

Dado que as condições de iluminação não são as melhores, é aconselhável tirar as fotos em formato RAW e não JPEG, especialmente se quiseres fazer ajustes posteriormente.

De facto, a edição de imagens é praticamente essencial para corrigir todos os elementos mencionados acima (balanço de branco, recorte, etc.).

O formato RAW oferece mais margem de manobra durante o tratamento das fotos.

Ficaste desapontado com a foto final ou o balanço de branco estava incorreto? Tudo o que precisas fazer é alterar as configurações no software de edição de fotos (Camera raw, Affinity photo, Gimp ou Lightroom) .

Agora já estás bem preparado para tirar fotos de concertos excepcionais. E nada melhor do que imprimir aquela foto do teu artista preferido num magnifico poster extra grande ou numa caneca para aproveitar os frutos do teu trabalho.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *