Guia Essencial para os Santos Populares

Junho é o mês dos Santos Populares. As ruas ficam repletas de boa disposição. Há bailaricos e altares para os santos para que a sorte bata à porta. E, claro, não faltam arcos, balões e o cheiro dos manjericos.

Nestas festas há a tradição de oferecer à namorada ou namorado um manjerico com uma quadra a falar de amor. Esta tradição deve-se ao facto destas festas estarem associadas ao Solstício de Verão e antigos rituais de Fertilidade.

Com muitas tradições e rituais à mistura, esta festa está repleta de muita folia até o sol raiar!  O nosso guia essencial para os Santos Populares irá ajudá-lo(a) a ultrapassar esta difícil tarefa com sucesso e com diversão garantida!

Imagem alusiva aos Santos Populares

1- Calçado Confortável

Conforto é o essencial. Use aquelas sapatilhas confortáveis que utiliza para as viagens que são sinónimo de grandes caminhadas. Não precisam de ser bonitas nem o “último grito”, o mais importante é prometerem aguentar muitas horas de pé, quilómetros entre os arraiais e algumas pisadelas!

Calçado Confortável para aguentar a festa até de manhã.

2 – Locais onde a folia acontece!

Festas em Honra de Santo António em Lisboa, dias 12 e 13 de Junho

Santo António é o santo padroeiro da cidade de Lisboa.À noite a Av. da Liberdade enche-se de pessoas para ver desfilar as marchas de vários bairros de Lisboa. 

No dia 12 de junho celebra-se em homenagem a este santo casamenteiro os casamentos de Santo António.

As ruas decoradas para as festas populares
Arcos das Marchas Populares
Festa Popular São João no Porto – Dias 22, 23 e 24 de junho

No Porto, a festa é idêntica  com o acréscimo de outros usos e costumes: os foliões batem com o alho-porro ou martelinhos de plástico na cabeça dos companheiros; à meia noite é lançado o fogo de artifício em pleno rio Douro, ao mesmo tempo que se lançam coloridos balões de ar quente. A noite acaba para muitos junto à praia, para ver o nascer do sol ou para um banho matinal como manda a tradição.

Manjericos típicos nos Santos Populares
Balão de ar quente lançados na noite de São João
Festa de S. Pedro, Póvoa de Varzim,Torres Vedras,Porto Mós -Leiria – 25 de Junho a 5 de Julho

O dia de S. Pedro celebra-se a 29 de Junho. É o último Santo Popular a ser festejada, portanto é a última oportunidade de se divertir num arraial.

Altar para o São Pedro

3 – Comes e bebes

No que toca à gastronomia é obrigatória a sardinha assada, o pão ou broa, a salada de pimento, o caldo verde e para  acompanhar o vinho tinto.

Sardinhas – prato típico na noite dos Santos Populares

4 – Não pode faltar o Bailarico

Não há Santos sem um pezinho de dança. O bailarico faz reavivar a nossa folia, tudo se transforma. Até dança quem não sabe dançar!

Baile nos Santos Populares

5 – Como eternizar o momento?

Não há nada como a fotografia para registar os melhores momentos, aqueles que pretende eternizar e não quer esquecer.

Nestes Santos Populares, esses momentos não irão faltar, e a pensar nisso a Fotosport criou uma campanha de desconto de 20% para impressão de fotos e posters, exclusivo online.

Ao finalizar a sua encomenda,  basta introduzir o código promocional: FS20SP18!

Promoção Fotosport para Impressão de Fotos e Posters

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *