Junho é o mês dos Santos Populares. As ruas ficam repletas de boa disposição. Há bailaricos e altares para os santos para que a sorte bata à porta. E, claro, não faltam arcos, balões e o cheiro dos manjericos.
Nestas festas há a tradição de oferecer à namorada ou namorado um manjerico com uma quadra a falar de amor. Esta tradição deve-se ao facto destas festas estarem associadas ao Solstício de Verão e antigos rituais de Fertilidade.
Com muitas tradições e rituais à mistura, esta festa está repleta de muita folia até o sol raiar! O nosso guia essencial para os Santos Populares irá ajudá-lo(a) a ultrapassar esta difícil tarefa com sucesso e com diversão garantida!

1- Calçado Confortável
Conforto é o essencial. Use aquelas sapatilhas confortáveis que utiliza para as viagens que são sinónimo de grandes caminhadas. Não precisam de ser bonitas nem o “último grito”, o mais importante é prometerem aguentar muitas horas de pé, quilómetros entre os arraiais e algumas pisadelas!

2 – Locais onde a folia acontece!
Festas em Honra de Santo António em Lisboa, dias 12 e 13 de Junho
Santo António é o santo padroeiro da cidade de Lisboa.À noite a Av. da Liberdade enche-se de pessoas para ver desfilar as marchas de vários bairros de Lisboa.
No dia 12 de junho celebra-se em homenagem a este santo casamenteiro os casamentos de Santo António.


Festa Popular São João no Porto – Dias 22, 23 e 24 de junho
No Porto, a festa é idêntica com o acréscimo de outros usos e costumes: os foliões batem com o alho-porro ou martelinhos de plástico na cabeça dos companheiros; à meia noite é lançado o fogo de artifício em pleno rio Douro, ao mesmo tempo que se lançam coloridos balões de ar quente. A noite acaba para muitos junto à praia, para ver o nascer do sol ou para um banho matinal como manda a tradição.


Festa de S. Pedro, Póvoa de Varzim,Torres Vedras,Porto Mós -Leiria – 25 de Junho a 5 de Julho
O dia de S. Pedro celebra-se a 29 de Junho. É o último Santo Popular a ser festejada, portanto é a última oportunidade de se divertir num arraial.

3 – Comes e bebes
No que toca à gastronomia é obrigatória a sardinha assada, o pão ou broa, a salada de pimento, o caldo verde e para acompanhar o vinho tinto.

4 – Não pode faltar o Bailarico
Não há Santos sem um pezinho de dança. O bailarico faz reavivar a nossa folia, tudo se transforma. Até dança quem não sabe dançar!

5 – Como eternizar o momento?
Não há nada como a fotografia para registar os melhores momentos, aqueles que pretende eternizar e não quer esquecer.
Nestes Santos Populares, esses momentos não irão faltar, e a pensar nisso a Fotosport criou uma campanha de desconto de 20% para impressão de fotos e posters, exclusivo online.
Ao finalizar a sua encomenda, basta introduzir o código promocional: FS20SP18!
